20/05/2009

Ipeté d´Oxum

Ipeté e Roda d´Oxum

Dia 30 de maio de 2009 ás 15:00hrs

Rua Emilio de Cavaliere nº 194 Vl. Dalva - Rio Pequeno

fone:37610475 cel 89564092

Axé Olorun


Tobícideuá

14/05/2009

Babakekerê


Babakekerê do Abassá Oluá Nanã Burukú
Tobícideuá d´Ogum (Duda)

13/05/2009


Pomba Gira Dama da Noite


* Dama da noite de Yncorecí *



Hoje vai pegar fogo no cabaréSe eu encontrar o Zé PelintraCom outra mulherEsta luta eu vou ganharPois tenho muita féNo meu real poderSou a pomba gira dama da noiteE não brinque mais comigoE espere o teu castigoPois ele está a caminhoEu não vou me deixar levarPor este jogo de seduçãoÉ melhor você pararPois eu vou é me vingarCom você eu conheci o amorMas você me ensinou a dorPor isso eu sou assimUma verdadeira meretrizVou seguindo o meu caminhoA vingança é meu destino

Sr Tranca Rua

Tranca Rua de Tobícideuá

Faço reverência a vós mistério sagrado da criação, vós que sois a manifestação do divino, peço que possa se manifestar entre nós, conforme nosso merecimento. No seu poder, na sua força, e na sua magnitude, pelo caminho tripolar que emana de vós, pelo caminho que só vós conheceis, pela força que só a vós pertenceis, e pelo poder de trancar a vós concedido, eu peço:
Que as trevas que habitam em mim sejam trancadas.
Que o ódio e o sentimento impuro, que emanam da minha alma, sejam trancados.
Que a falsidade que exala dos meus poros seja trancada.
Que o rancor e a miséria que habitam o meu coração sejam trancados.
Que a dissimulação e a superficialidade, que nasce da minha língua, sejam trancados.
Que o egoísmo e a maldade, que transcendem da minha mente, sejam trancados.
Que a palavra torta que sai da minha boca e o pensamento roto que sai da minha cabeça contra o próximo, sejam trancados.
Que a capacidade que os meus olhos têm de amaldiçoar e destruir sejam trancados.
E assim, fonte primária da criação, assim que trancar a tudo isso no seu âmago, pois é na vossa essência que tudo isso se desvitaliza, peço a vós que:
Destranque todas as portas do meu caminho.
Destranque todas as passagens da minha jornada.
Destranque toda prosperidade material e espiritual.
Destranque o meu coração das amarguras.
Destranque o meu sustento de cada dia.
Destranque os meus corpos espirituais e o meu corpo material da agonia, do desespero e da aflição que me assolam na calada da noite.
Destranque o meu emprego, o meu negócio e a minha morada material.
Destranque o martírio familiar pelo qual eu tenho passado.
Destranque os meus olhos para as maravilhas do mundo espiritual.
Destranque a minha liberdade!
Salve o Mistério Tranca-Ruas!!!
Laroiê!!!

O 1º Botequim da Pomba Gira

Babakekerê Tobícideuá d´Ogum

O 1º Botequim da Pomba Gira

Dia 28 de março de 2009 foi realizado no Abassá o primeiro de muitos Botequins da Pomba Gira.
Esse nome rendeu assunto na boca dos invejosos,que com toda certeza colocou na praça que o Botequim seria mais uma "festinha" qualquer....engano!O Babado rendeu por mais de semanas,o luxo ofuscou muitos olhos, a fartura, a humildade e a recepção foi um cala-boca para muitos.
A Senhora Dama da Noite estava contagiante junto com seus companheiros, amigos e familiares na mais perfeita harmonia.
Mas é assim mesmo.... e sempre vai ser ...um LUXO, no que depender dos filhos que ali estão presentes ,batalhando ao lado da yalorixá Yncorecí para que cada festa,cada toque seja realizado com toda alegria e fartura como Tata Ajaoci gostava.

Tobícideuá.

11/05/2009

Filhos do Abassá

Alex d´Odé,Katia d´Yemanjá, Junior d´Oxaguiã,Ogã Gil d´Omolu,Sarrundecí d´Omolu, Nadia d´Yemanjá e Luiz d´Oxumarê.

Filhos do Abassá

Ogã Painho d´Ogum,Babakekerê Tobícideuá d´Ogum,Ogã Bandakecí d´Odé,Ogã Gil d´Omolu e Ebomi Oyá Lindecí

E aqui começou...


Dias de correria,noites sem dormir,nervoso a flor da pele.
Eu (Tobícideuá), Cajaremim (Cristina) e Yá Yncorecí pareciamos baratas tontas no meio de mercados,ruas e lojas .... 4 meses de preparação para o grande dia.
O barracão entrou em reforma durante o luto de 1 ano,mesmo assim a correria era geral,o desempenho era mais forte ainda... dedicação fundamental...tudo tinha que estar em seu devido lugar...um toque,uma homenagem uma reabertura triunfal;Tudo pronto,foi dada a largada, o xirê estava lindo as cantigas fez com que todos se levantasse, e com os atabaques,de um jeito ou de outro mexiam o corpo foi assim que a Yálorixá desceu as escadas ao toque do Aguerè.
A emoção maior foi a hora e a honra de ter nossa mãe Nanã em terra, um momento magico que será lembrado por todos que ali estavam.
O run estava em perfeita harmonia,nesse momento era inevitavel a presença energetica do nosso Tata Ajaoci..tudo saiu como ele gostava.
Muita fartura,muito axé foi distribuido para todos os convidados e irmãos do culto afro,a emoção até hoje é lembrada.
Sinceramente ainda não tenho palavras para descrever o que sentimos nesse dia, só Ogum e Nanã sabe o qto nossos corações estavam pulsando de alegria, e aquele sensação de mais UMA MISSÃO CUMPRIDA.!
Tobícideuá

Filhos do Abassá !



















Ogã Neno d´Barú,Ebomi Cajaremim,Amaral d´Ogum (filho do Baba) Mokumbecí d´Ogum e Ebomi Becí de Oxumarê.

Nanã


Orixá Nanã da Yalorixá Yncorecí

Uma batalha,uma guerreira, e muitas vitorias!


Degina Maria S.C. dos Santos nasceu em São Paulo no ano de 1968,filha de Joselito Costa (Ajaoci), foi iniciada para o Orixá Nanã pelas mãos de Justiniano de Logun (Lindembê) do Axé Viva Deus de Katispero no ano de 1977... sua vida espiritual começou na infância, recolheu com seu irmão carnal d´Barú(Ogã Neno),recebeu a dijina de Yncorecí.
Após anos seguindo ao lado de seu pai e companheiro,Sr Ajaoci , a vida lhe trouxe um momento de muito tristeza ,que foi a sua morte no ano de 2007...o luto se iniciou,a batalha estava por vir.
Herdeira de um trono,de uma casa e de uma familia de numerosos filhos e amigos,hoje Yalorixá Yncorecí é sem duvida uma guerreira em prol da religião afro.
Muitos foram as apostas para que a casa fechasse as portas, muito se falaram e todos se calaram diante da reabertura do Abassa Oluá Nanã Burukú no dia 18 de outubro de 2008.... hoje a prova é viva que a casa esta sob o comando dessa competente Yálorixa.
Rogamos e agradecemos a cada dia que Nanã e todos os Orixas abençoe essa nova etapa e ilumine a cada dia mais a vida da nossa herdeira que com jeitinho simples e humilde num coração de mãe sabe acolher seus filhos!!
Yalorixá Yncorecí d´Nanã , essa sabe fazer a diferença !!!axé axé axé
Tobícideuá.